Os ativos incorpóreos são qualquer ativo identificável, de natureza não monetária e sem aparência física (tal como definido no IAS). Portanto, estes são os elementos que fazem parte de uma atividade, negócio ou empresa e que geralmente conferem uma componente diferenciadora da mesma, tais como Goodwill, Licenças, Direitos Reais, Marcas, Patentes, Know-How, Carteira de Cliente, I & D, Modelos de Negócio, Nomes Comerciais ou Desenhos.
Os serviços neste tipo de ativos incluem:
- Deteção e identificação: quer por processos de combinação de negócios, quer por análise em procedimentos de compra e venda de empresas e até mesmo por Due Diligence financeiro e corporativo, é necessário realizar um diagnóstico de intangíveis destinados à sua deteção e determinação de quais satisfazem os critérios para a sua identificação, avaliação e tratamento subsequente.
- Análise de vidas úteis: sempre de um ponto de vista profissional é possível fornecer a estimativa da vida útil de cada ativo, tanto para apoio na definição das suas amortizações como para a justificação de discrepâncias com as respetivas regulamentações fiscais.
- Avaliação individualizada dos mesmos considerando:
- A justificação do cumprimento dos requisitos como ativo intangível (identificação, controlo e medição segundo critérios racionais).
- A aplicação da metodologia mais adequada para a sua quantificação (mercado, custo ou rentabilidade), mas em todo o caso, tendo em conta a contribuição desses ativos nos resultados do negócio.
A avaliação de ativos incorpóreos é muito importante nas transações de compra e venda de sociedades, “purchase price allocation”, ou seja, afectação de valores a bens/itens comprados em conjunto, entrada de ativos em operações societárias, Caixa de Patentes, cálculo de indemnização em contenciosos ou cálculo de royalties de licenças ou franquias.