A avaliação duma empresa permite não só determinar o valor de mercado mais provável, mas também medir a eficácia da gestão e definir políticas e acções direccionadas para a criação de valor. A avaliação tanto pode ser útil para proprietários ou accionistas, como para potenciais investidores, credores ou entidades financeiras.
A avaliação duma participação no capital duma sociedade tem uma relação directa com a avaliação total da sociedade e esta deve ser baseada numa metodologia e num processo objectivos e geralmente aceites, com o conhecimento de que se trata de um valor teórico, próximo do preço de mercado, que não considera as componentes subjectivas, de sinergia, logísticos, de oportunidade ou especulativos que intervêm na composição do preço de fecho de qualquer operação de compra e venda.
Existem na prática vários métodos de avaliações de sociedades e negócios, os quais por sua vez partem das abordagens recolhidas na IFRS 13 (técnicas de avaliação que constam dos apêndices B5 a B11 da citada norma), dedicada à medição do Justo Valor.
Dentre estes métodos destacam-se:
1. Fluxos de Caixa Descontados (abordagem das receitas)
2. Análise de múltiplos de empresas similares (abordagem de mercado)
3. Análise de múltiplos de transacções similares (abordagem de mercado)
4. Valor patrimonial líquido ajustado por avaliação de elementos constantes do Balanço (abordagens de custo e de mercado)