Quando ocorre uma combinação de negócios, gera-se a necessidade de desenvolver um trabalho de investigação sobre a distribuição do preço pago, um processo que, de acordo com as NIIF, é denominado pela sua sigla e acrónimo em inglês, PPA (Purchase Price Allocation). Trata-se, portanto, de um serviço de consultoria ligado a uma operação já negociada e concertada, mas em fase de aplicação na contabilidade das empresas intervenientes.
Consiste nas seguintes partes:
- Descrição da operação.
- Identificação de unidades geradoras de caixa, com a intenção de segregar esses grupos de ativos independentemente dos fluxos de caixa de outros grupos também incluídos na combinação.
- Identificação de todos os ativos incorpóreos, agrupáveis de acordo com as categorias geralmente aceites: relacionadas com o Marketing (marcas, nomes comerciais, domínios…); com clientes (carteiras de encomendas, contratos, listas de clientes…); com ligações contratuais (direitos de transferência, direitos reais sobre imóveis, licenças, acordos de franquia…); com arte (direitos de autor, obras artísticas,…); com tecnologia (patentes, desenhos próprios, programas de computador, bases de dados, processos…).
- Identificação de passivos e passivos contingentes, tendo em conta os resultados do pesquisas a efetuar e tendo em conta o estabelecido na NIC 37 relativo a provisões, ativos contingentes e passivos contingentes.
- Avaliação de todos os ativos e passivos previamente identificados (segundo normas de justo valor e tendo sempre em conta a possibilidade de medição fiável).
- Conclusão da análise de impacto, determinação do goodwill como a diferença entre o preço pago e o justo valor dos ativos incorporados na combinação e, se for caso disso, a determinação do excesso sobre o custo de aquisição.
- Reconsideração do custo excessivo, se houver, nos termos do nº 56 da NIIF 3.
Trata-se, portanto, de um processo que combina consultoria, avaliação e assessoria, procurando o apoio tanto dos participantes (agentes da operação) como dos seus auditores.